De 2 a 6 de Março: Biodiversidade literária, uma semana de leitura em Torres Novas.
Em estreita articulação com o Plano Nacional de Leitura e com a Rede de Bibliotecas Escolares de Torres Novas, pretende-se evocar o Ano Internacional da Biodiversidade através da criação de condições de fruição literária e da adopção de estratégias que realcem a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência, conforme programa subsequente:
2 de Março
Encontro com Margarida Botelho, A cozinheira de livros
Oficina baseada no livro As Cozinheiras de Livros, onde a autora desvenda paralelismos entre o processo de escrita e o acto de cozinhar alimentos, recolhidos na horta.
3 de Março
Animais emblemáticos e em vias de extinção
Pretende-se conhecer o que é que os cientistas fazem para calcular a diversidade biológica e a sua importância, reconhecer o que são espécies emblemáticas e em vias de extinção e os locais onde essas espécies habitam, através da reciclagem e da reutilização de materiais.
4 de Março
Um mundo a cores
Workshop que pretende, com o recurso a cores e a notas musicais, explicar de forma fácil e divertida o conceito da biodiversidade que, genericamente, é a soma de todas as formas de vida que habitam o nosso planeta, sendo ela responsável pelo equilibrio e estabilidade de todos os ecossistemas.
5 de Março
10:00 - A flora da Serra de Aire: um ateliê biodiversificado
13:00 - Caminhando pela Serra de Aire
Por um trilho escavado no calcário, oliveiras ancestrais, medronheiros, pinheiros e outras espécies, caminha-se, observa-se e descreve-se os ditos da paisagem.
6 de Março
Burriqueiro literário
Encontrando-se em vias de extinção, propõe-se a descoberta desta espécie autóctone, através do livro Burros, de Adelheid Dahiméne & Heide Stollinger, e da realização de passeios de burro.
terça-feira, 2 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário