sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Semana da Leitura de 2 a 6 de Março



Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, promove a Semana da Leitura, nesta edição tendo como mote o Ano Internacional da Biodiversidade.
A Semana da Leitura incluirá diversas actividades, realizadas em parceria com as escolas do concelho, desde o pré-escolar ao secundário, bem como com diversas entidades da região.
O dia 2 de Março, terça-feira, está reservado para um encontro com a ilustradora de literatura infantil Margarida Botelho. Esta actividade, destinada a alunos do 1º ciclo, procurará «desvendar» paralelismos entre o processo de escrita e o acto de cozinhar alimentos, recolhidos da horta.
O dia seguinte é também reservado ao 1º ciclo, sob o tema «Animais emblemáticos e em vias de extinção», numa actividade em que se pretende conhecer o que é que os cientistas fazem para calcular a diversidade biológica e a sua importância, reconhecer o que são espécies emblemáticas e em vias de extinção e os locais onde essas espécies habitam.
A 4 de Março, alunos do 2º ciclo são convidados para o workshop «Um mundo a cores» em que, com o recurso a cores e a notas musicais, se procura explicar de forma fácil e divertida o conceito da biodiversidade. A designer e ilustradora Rute Reimão descreverá a biodiversidade como sendo, genericamente, a soma de todas as formas de vida que habitam o nosso planeta, sendo responsável pelo equilíbrio e estabilidade de todos os ecossistemas.
Na sexta-feira, dia 5, a fauna e a flora do Jardim das Rosas serão analisadas num ateliê biodiversificado, destinado a alunos do 1º ciclo. Nesse mesmo dia, alunos do 3º ciclo e do secundário partirão à descoberta da biodiversidade, «caminhando pela Serra de Aire». Por um trilho escavado no calcário, ladeado de dinossáurios, oliveiras ancestrais, medronheiros, pinheiros e outras espécies, caminha-se, observa-se e descreve-se os ditos da paisagem. A «viagem» tem início no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios.
Através do livro Burros, de Adelheid Dahimène & Heide Stöllinger (Orfeu Negro), e da realização de passeios no dorso desta espécie autóctone, propõe-se a descoberta deste animal, que se encontra em vias de extinção. Esta actividade, intitulada «Burriqueiro literário», destina-se a todos os públicos e realiza-se no Jardim das Rosas, dia 6 de Março, pelas 15 horas.
Entre os principais objectivos do Ano Internacional da Biodiversidade contam-se o reforço da importância de conservar a biodiversidade tanto para o bem-estar do Homem como para o desenvolvimento da economia, bem como a consciencialização do maior número de pessoas possível para esta temática. Esta iniciativa da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai ao encontro destas metas, através de iniciativas lúdicas e didácticas de sensibilização dos mais jovens

1 comentário:

  1. Gosto de conhecer a vossa dinâmica e a actualidade dos vossos posts.
    Continuação de bons trabalhos.

    ResponderEliminar